165. Reflexões sobre o uso das múltiplas ferramentas digitais durante o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos pandêmicos

Autores

  • NETO, José Nogueira Antunes (UENF)
  • TEIXEIRA, Peterson Gonçalves (UENF)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)

Resumo

     Diante do cenário pandêmico, ocorreu a necessidade de se aderir às novas formas de aprender e ensinar no século XXI, assim, por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos, pode-se alcançar as aprendizagens em outros espaços não escolares, isto é, no âmbito familiar em momento de isolamento social. O presente artigo tem como objetivo de estudo uma reflexão acerca da importância das ferramentas digitais, demonstrando as perspectivas e os aspectos contribuintes educacionais quanto ao ensino durante a pandemia mundial, ao qual estão atreladas as tecnologias virtuais, ademais, propõe identificar as principais ferramentas virtuais utilizadas como auxílio para professores e alunos, com base em estudiosos, como: Bacich (2015), Canclini (2019), Santos (2020), entre outros. Como metodologia, o estudo proposto tem por base as teorias de Gil (2010), ao qual busca contemplar uma revisão bibliográfica do assunto em pauta. As ferramentas digitais têm relevância para o ensino, sendo evidente perceber que por meio destas a metodologia de ensino torna-se interativa.  Nesse contexto educacional, os professores como mediadores da relação aluno/conhecimento precisam estar capacitados para os usos das ferramentas digitais, em prol de um aprendizado de qualidade e promoção do conhecimento frente aos novos recursos tecnológicos virtuais. Portanto, considera-se que diante deste quadro pandêmico o ensino remoto se tornou uma combustão digital e tecnológica múltipla, ampliando as potencialidades dos alunos, e sendo considerado como uma proposta para o processo de mudança de comportamentos nas aprendizagens no século XXI.

Palavras-chave:

Ensino Remoto. Ferramentas Tecnológicas. Múltiplas ferramentas.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos