192. Uma proposta metodológica para o ensino de verbos

Autores

  • DIAS, Elizângela Rodrigues (UEMS)
  • AZEVEDO, Adelia Maria Evangelista (UEMS)
  • CHAVES, Adriana Lúcia de Escobar (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo propor uma metodologia eficaz para que o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental II consiga reconhecer a classe gramatical dos verbos e locuções verbais em orações, períodos e textos. A pesquisa surgiu a partir das dificuldades observadas, nas turmas do 7º ano, durante as aulas de Língua Portuguesa, em reconhecer os verbos em textos diversos. Justifica-se então, a necessidade de propor metodologias eficazes para facilitar o entendimento do aluno em relação à classe gramatical dos verbos, destacando a importância desse conceito como requisito para a compreensão de conteúdos futuros. A metodologia utilizada teve como base o eixo Reflexão – Uso – Reflexão, que, de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) (1997), consiste em uma sequência de atividades envolvendo: a) Atividade reflexiva diagnóstica sobre os conceitos já abordados até o momento; b) Atividade de produção de texto com relato de ações diárias; c)Análise dos textos produzidos. A partir da aplicação da proposta metodológica, observou-se uma melhor compreensão dos alunos em relação aos verbos, bem como uma maior facilidade em identificá-los em textos. Para a realização desse trabalho, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Geraldi (1997), Possenti (1996), Antunes (2007). O trabalho, portanto, pretende contribuir para a prática do professor de Língua Portuguesa, proporcionando um maior envolvimento e aprendizado do aluno.

Palavras-chave:

Língua. Reflexão. Verbo.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos