11. Glossário no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Vila Nova dos Martírios-MA: uma abordagem semântica

Autores

  • SANTOS, Bruna Sousa dos (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o uso dos glossários no livro didático do Ensino Fundamental, especificamente, no 9º ano, nos textos e atividades para identificação de antonímia e sinonímia. O glossário no livro didático nas aulas de português é fundamental para que o aluno identifique e compreenda a significação das palavras dos textos e das atividades propostas no livro adotado em uma escola pública na cidade de Vila Nova dos Martírios-MA que, também, enfatizam a antonímia e sinonímia. Além disso, analisar as abordagens da sinonímia e antonímia no corpus, o livro “Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem”, de Balthasar e Goulart (2018), do 9º ano, que enfatizará o ensino de semântica, ressaltando a sua importância para que o aluno saiba os significados das palavras e seu sentido em determinado contexto. Desse modo, a base teórica está centrada em Abrahão (2018); Bechara (2004); Cançado (2012); Marques (2001) e Ullmann (1964), que instituíram estudos semânticos. Nesta pesquisa, adota-se como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa com pesquisa documental. Então, a relevância em estimular o uso dos glossários na sala de aula faz com que a identificação de antonímia e sinonímia faça parte do ensino-aprendizagem do aluno. Ficou evidenciado, com os resultados obtidos deste trabalho, que o glossário, por meio dos tipos de textos e gêneros textuais do material didático analisado, tem a oferecer muito em questão de conhecimento. E deve ser ensinado como algo de grande valor e significado. Sendo esta uma das imprescindíveis formas de os alunos compreenderem de forma objetiva um conteúdo indispensável.

Palavras-chave:

Glossário. Livro Didático. Semântica da Língua Portuguesa.

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Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos