84. O uso de tecnologia: perspectivas do letramento e alfabetização

Autores

  • LIMA, Luís Alberto Libânio (IFTO)
  • ABREU, Pollyana Vieira de (IFTO)
  • COSTA, Luciane Silva da (IFTO)
  • VIEIRA, Taísa Resende de Moraes (IFTO)
  • COSTA, Eva Pereira da (IFTO)

Resumo

     Este artigo evidencia que as tecnologias de comunicação e informação modificaram as relações interpessoais no mundo, e de forma significativa, o nosso cotidiano, intervindo em diferentes esferas da sociedade, principalmente no processo de ensino–aprendizagem. Objetivou-se trazer algumas concepções sobre o uso da tecnologia relacionada aos conceitos de alfabetização e letramento de modo a compreender como estas podem contribuir para uma educação de qualidade desde séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia se deu por meio da revisão bibliográfica, com base nos estudos de pesquisadores, que apresentam conhecimento sobre o assunto, conforme estabelece Magda Soares (2009), bem como a pesquisa de campo com base na compreensão de recortes de postagens nas redes sociais. Dentre os resultados alcançados tem-se a percepção da influência do computador no processo de alfabetização e letramento. Destaque também para as atividades realizadas para o desenvolvimento das habilidades referentes ao uso do computador e celular, pois saber utilizar essas mídias tem se tornado essencial para realizar inúmeras tarefas simples do cotidiano, como no caso das crianças, a própria vida escolar.

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos