12. Metodologias ativas como estratégias de aprendizagem significativa

Autores

  • LOOSE, Vinicius Ezaú (UEMS)
  • JUNIOR, Neurivaldo Campos Pedroso (UEMS)

Resumo

     O tema desta pesquisa é o uso das metodologias ativas de aprendizagem como estratégias de aprendizagem significativa. O objetivo da pesquisa é analisar as metodologias ativas e sua utilização conforme a literatura produzida na área. A pesquisa foi realizada como uma revisão de literatura. Foram consultados livros e artigos publicados sobre o tema. Para a busca de artigos, foram utilizadas bases de dados digitais, como SCIELO, com os artigos buscados sob os seguintes descritores: “Metodologias ativas”, “Aprendizagem significativa” e “Ensino-aprendizagem”, sendo selecionados trabalhos publicados nos últimos 20 anos. As metodologias ativas se destacam como ferramentas que podem possibilitar a motivação, a participação e melhores níveis de aprendizagem para os alunos. Trata-se de um tema com constantes pesquisas e novos desenvolvimentos, e que, como demonstrado nesta pesquisa, é um dos caminhos para a construção de uma nova educação.

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Aprendizagem e ensino. Metodologias ativas de ensino.

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos