07. As novas tecnologias como mecanismo de auxílio na alfabetização de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempos de Covid-19

Autores

  • SANTOS, Danyelle Moura dos (UEFS)
  • FERNANDES, Ionglia Fontana Sampaio (FASB)
  • SILVA, Crispim Nelson da (UFRB)

Resumo

     O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da relevância da tecnologia para auxiliar na alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental, dos anos iniciais, em tempos de pandemia da Covid-19. Desse modo, temos como objetivo ressaltar a importância do letramento digital para os estudantes e evidenciar como a tecnologia pode ser utilizada pelo professor como um instrumento de atração do interesse dos estudantes, auxiliando, assim, no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos que, nessa etapa, os estudantes estão se apropriando do processo de leitura e de escrita e acreditamos na tecnologia como instrumento necessário para contribuir com o processo de alfabetização. Para a realização deste artigo, utilizamos uma abordagem qualitativa que consiste na pesquisa exploratória, além de estudos sobre o tema aqui abordado, dialogando com alguns teóricos. Chegamos à conclusão de que se faz necessário que os professores tenham mais consciência acerca da relevância da tecnologia para a educação, pois, estando essas duas atreladas, a alfabetização poderá ser ainda mais atrativa devido à imersão dos estudantes, atualmente, no mundo digital. A pandemia da Covid-19 nos fez compreender a importância das novas tecnologias como mecanismo de auxílio no processo de alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando processos de ensino e aprendizagem inovadores, exigindo das famílias, cada vez mais, conexão com a escola e suas demandas sociais.

Palavras-chave:

Alfabetização. Novas tecnologias. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos