46. narrativas das memórias do mundo do trabalho na educação profissional: da invisibilidade ao destaque

Autores

  • OLIVEIRA, Shirlene Bemfica de (IFMG Ouro Preto)
  • OLIVEIRA, Nathalia Emanuele (IFMG Ouro Preto)
  • OLIVEIRA, Thaís Ellen Romualdo de (IFMG Ouro Preto)

Resumo

     Cada um de nós carrega dentro de si suas vivências, impressões, acompanhadas de suas aprendizagens. O que a memória grava, recalca, exclui, relembra é o resultado de um trabalho de organização, pois nossa memória é seletiva ao considerar o que é significativo ou não, e a seletividade resulta da relação entre o espaço e o tempo em que vivenciamos e que verbalizamos em nossas histórias. A história de cada um de nós contém a história de tempos, espaços, grupos aos quais pertencemos e das pessoas com as quais nos relacionamos. Nossas narrativas, que ouvimos e contamos, têm um papel intrínseco na humanidade e contribuem com a construção de culturas e reconstrução de identidades (GOMES Jr., 2020). As narrativas são dinâmicas, pois em reciprocidade, lançam a vida para dentro da própria história e isso alarga o campo de ação, além de trazer história para dentro da comunidade e extrair a história de dentro da comunidade (BUENO et al., 2006). Esta investigação tem como epicentro as pessoas, suas histórias, vivências, impressões, acompanhadas de suas aprendizagens do / no locus do trabalho. A metodologia de coleta e análise de narrativas possibilita-nos observar, pela linguagem, algumas dimensões do mundo do trabalho em que os entrevistados vivem e como os sentidos são construídos por eles em relação a sua vida e a sua profissão. Além disso, nessa pesquisa, a sistematização da memória institucional, é vista como uma ferramenta de comunicação, de fortalecimento da marca e de potencial para o aprimoramento do relacionamento das instituições com seus públicos e com a sociedade (OLIVEIRA, 2019). Os dados deste estudo foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada com uma servidora da área de Gestão de Pessoas e os resultados apontam para uma ressignificação dos papeis desempenhados e atribuídos ao mundo do trabalho no contexto escolar e tornam explícitas as percepções sobre o processo de constituição dos Institutos Federais e da Educação Profissional.

Palavras-chave:

Memória. Narrativas. Análise textual.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos