02. A contribuição da literatura afro-brasileira como instrumento de afirmação identitária por meio da obra infantil “Minha mãe é negra sim”

Autores

  • SANTOS, Maria Diva dos (IFRO)
  • ROCHA, Warley José Campos (IFRO)

Resumo

     A literatura é fundamental para o desenvolvimento sócio-histórico e cultural do sujeito humano, por meio dela, é possível observar a linguagem, a cultura e a sociedade de um povo. Em vista disso, neste estudo, objetiva-se analisar a obra infantojuvenil “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana, a fim de viabilizar uma proposta pedagógica em que possibilite haver um (re) conhecimento identitário do público infantojuvenil, em especial do negro, no ambiente escolar. Para tanto, empregou-se, neste trabalho, a pesquisa bibliográfica e documental para fins metodológicos. Durante o estudo, o qual contou com três leituras investigativas dessa obra de Santana, foi possível observar quatro categorias que contribuem para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica, são elas: (i) a manifestação do preconceito na instituição escolar; (ii) a maneira como a família (re)age frente ao preconceito vivido fora de casa; (iii) os efeitos em uma criança que sofre preconceito; e (iv) os símbolos que representam a cultura afro-brasileira. Diante de tais aspectos, elaborou-se uma proposta pedagógica para aplicação dentro de sala de aula pelo docente de língua portuguesa, como forma de promoção do conhecimento individual dos alunos e valorização da cultura africana e afro-brasileira.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos