12. A literatura de cordel como contribuição para o letramento literário nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • PIRAINO, Suelen Monteiro (FFP-UERJ)
  • PINTO, Maria Isaura Rodrigues (FFP-UERJ)

Resumo

     O ensino de Literatura é um grande desafio na educação, sobretudo ao abordar questões sobre a leitura literária, em especial no Ensino Fundamental II, que infelizmente não ocupa um espaço merecido na educação brasileira. Com a intenção de trabalhar os aspectos literários nos gêneros textuais e de forma interdisciplinar, buscou-se no cordel, o paralelo entre e o gosto pela leitura literária, o valor da literatura e a oralidade. Este artigo pretende apresentar, através de atividades de sequência didática, com o gênero Cordel, como uma proposta de ensino. A escolha pelo gênero tem como característica a organização em versos, buscando um aprendizado mais dinâmico, constitui como uma tradição oral da sociedade e uma marca histórica do gênero em estudo, proporcionando uma maior identificação do aluno ao texto. A temática do cordel, aborda a questão histórica, a interdisciplinaridade, a interpretação de texto e as etapas estruturadas de forma sequenciada, com o objetivo de promover nos alunos aos novos conhecimentos e gosto pela leitura. Como suporte para a construção da atividade, o teórico Rildo Cosson terá, em sua sequência básica, as etapas descritas para a realização deste projeto, que foi realizado em uma escola da rede estadual, no município de Magé-RJ.

Palavras-chave:

Leitura literária. Sequência Didática. Literatura de cordel.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos