26. Análise do ethos de Juliette: desconstrução do estereótipo da mulher nordestina

Autores

  • PEREIRA, Raissa da Silva (UERN)
  • MELO, Pedro Henrique Lopes de (UERN)
  • MELO, Nádia Maria Silveira Costa de (UERN)

Resumo

     Esta pesquisa investigou a variedade linguística e identitária de uma figura feminina, cuja performance foi projetada em mídia nacional, após sua participação em um reality show. Trata-se da paraibana Juliette Freire, campeã do BBB 2021, que devido a seus costumes e linguajar foi vítima de preconceito de origem (xenofobia), de gênero(machismo) etc. O objetivo primeiro foi analisar seu ethos a partir das polêmicas suscitadas com sua atuação. Para tanto, buscou-se fundamentos nos estudos de Bakhtin (1992), Charaudeau (2006), Maingueneau (2008) e Amossy (2020). É uma pesquisa empírica de natureza qualitativo-interpretativista que prioriza o raciocínio indutivo explicando os fatos a partir da observação, comparação e generalização (SEVERINO, 2008; ANDRADE, 2008).  Quanto ao corpus, foi constituído por amostras oriundas de discursos preconceituosos e excludentes acerca da mulher nordestina e seu lugar de fala. Os resultados atestam que o ethos de Juliette representa o modo de falar e os usos culturais que constituem a identidade de seu povo. Provavelmente, por ela ter se tornado uma figura pública, seu ethos contribuiu para desmistificar sua performance por meio dos discursos de combate à discriminação na mídia, implicando também na desconstrução do estereótipo negativo da mulher nordestina.

Palavras-chave:

Identidade. Mídia. Preconceito.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos