29. As marcas da oralidade na escrita: reflexões e desafios no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • SILVA, Juçara Grubert da (UEMS)
  • RIOS, Luciane de Oliveira Gonçalves (UEMS)
  • CHAVES, Aline Saddi (UEMS)
  • PINTO, Maria Leda (UEMS)

Resumo

     São recorrentes os desafios impostos ao docente no ensino de Língua Portuguesa no que se relaciona à influência da linguagem oral sobre a prática escrita mais monitorada dos alunos, pois se constata com frequência a transcrição de partes da fala cotidiana destes, em produções de gêneros que exigem a variedade padrão da língua. Desta forma, faz-se necessária uma reflexão acerca de questões teóricas e metodológicas que venham contribuir para que os alunos transitem entre as modalidades oral e escrita da língua, de maneira adequada e coerente com as condições de produção e os usos sociais da linguagem. Partindo deste contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar as marcas da oralidade presentesem produções escritas de alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cel. Rufino, situada em Jardim-MS, e refletir, com base na linguística textual e aplicada ao ensino de gêneros textuais, sobre uma prática docente fundamentada e mais assertiva para lidar com tais ocorrências no ensino. Neste artigo, propõe-se inicialmente uma reflexão fundamentada sobre oralidade e escrita, bem como sobre a importância do letramento do texto oral e escrito e da retextualização destes gêneros na escola. Em um segundo momento, são analisadas seteproduções escritas de alunos, pertencentes ao gênero textual relato de viagem, permitindo identificar marcas de oralidade na escrita, de modo a propor pistas de reflexão.

Palavras-chave:

Escrita. Oralidade. Ensino de língua portuguesa.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos