37. Contribuições do ensino de Literatura para a formação do aluno leitor

Autores

  • LIMA, Vanessa Alencar de (UFNT)
  • FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo (UFNT)

Resumo

     Neste artigo pretende-se mostrar que a prática de leitura de obras literárias possibilita melhor formação de cidadãos críticos nos aspectos políticos, sociais e ideológicos. Objetiva-se aqui discutir reflexões sobre o ensino da leitura literária em espaços formais de educação, pois é no referido espaço que a massa da sociedade tem contato com outras culturas e nuances sociais e incutir um interesse pela leitura de textos literários, em especial a literatura canônica, em busca de oferecer ao aluno condições para debater, e se posicionar com criticidade na sociedade que é acometida por variados temas. O texto compartilha do que defende os teóricos Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2019), que discutem sobre a formação do leitor; Dalvi, Rezende, Jouver-Faleiros (Orgs) (2013); Candido (1972) e Regina Zilberman (2008, 2009), dentre outros que abordam o papel da literatura na escola. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseando-se em leituras e visão aprofundada das questões sobre a formação de aluno leitor. A investigação se baseia no como promover a leitura de textos literários na educação básica desde os anos iniciais (considerando-se o ensino fundamental). Pretende-se apresentar a importância de se inserir a leitura de textos literários em sala de aula em promoção à formação de cidadãos que usam o ato de ler para ativar e processar criticamente o mundo que os cerca.

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. Literatura.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos