41. Diversidade étnico-racial nas aulas de Língua Portuguesa: a importância da difusão da literatura africana de autoria negra para uma educação antirracista

Autores

  • SILVA, Raquel do Rosario (UENF)
  • AMARAL, Shirlena Campos de Souza (UENF)
  • SILVA, Marilia Siqueira da (IFF)
  • BARRETO, Camila do Rosario Silva (UENF)

Resumo

     A Lei nº 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. Contudo, essa obrigatoriedade ainda não tem sido cumprida, de forma significativa, no âmbito escolar. Muitas vezes, as próprias escolas reproduzem práticas racistas ao adotarem currículos eurocêntricos, que sustentam a ideia de uma cultura superior às outras. Diante dessa conjuntura, o presente artigo almeja contribuir com a inclusão e a difusão de leituras africanas dentro das aulas do componente curricular Língua Portuguesa, a fim de promover a formação de leitores literários críticos, bem como uma educação antirracista. Para isso, analisou-se dois poemas de autores moçambicanos, a saber, “Negra” (1984), de Noémia de Sousa, e “Manifesto” (1962), de José Craveirinha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter bibliográfico e documental, fundamentada em autores como: Césaire (2010), Lajolo (1982; 2001; 2009), Freire (2003), Fonseca (2004), dentre outros, bem como normativas referentes à temática, a saber, a CRFB/88, a BNCC, a Lei nº 10.639/2003, dentre outras. A análise realizada permite refletir sobre a importância da difusão de leituras africanas de autoria negra,em prol de diversificar o repertório de leituras de textos literários e formar leitores críticos frente à diversidade étnico-racial nos contextos escolar e social.

Palavras-chave:

Leituras Africanas. Leitores literários críticos. Aulas de Língua Portuguesa.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos