73. O gênero fanfiction em dois ambientes digitais: de um site convencional para o Tiktok

Autores

  • PEREIRA, Márcia Helena de Melo (UESB)
  • LOPES, Ana Clara Benevides (UESB)
  • SILVA, Amanda Bonfim (UESB)

Resumo

     Com a ascensão da internet na contemporaneidade e, principalmente, com o surgimento e a complexificação das redes e mídias sociais, observaram-se novas formas de produção e recepção de textos, características dos ambientes digitais. Tais ambientes, embora façam parte do mesmo universo – o virtual –, apresentam particularidades, acarretando mudanças nos gêneros discursivos mediante os quais os sujeitos interagem virtualmente. Diante disso, o escopo deste trabalho é comparar o modo de existência do gênero fanfiction em dois ambientes digitais: o “Spirit Fanfics e Histórias”, site voltado sobretudo para a publicação desse gênero, e o TikTok, aplicativo de mídia destinado à divulgação de vídeos curtos, visando a investigar suas semelhanças e diferenças (hiper)textuais e multissemióticas. Para isso, baseou-se, principalmente, nas teorizações de Bakhtin (2011) acerca de gêneros discursivos; nas assertivas de Ribeiro e Jesus (2019) sobre o gênero fanfiction; nos pressupostos de Xavier (2009) sobre o hipertexto; e nas assertivas de Rojo e Barbosa (2015) em relação à multimodalidade. Como procedimento metodológico, adotou-se a captura de tela de duas fanfictions – uma publicada no site Spirit Fanfics e Histórias e outra no TikTok – inspiradas na série de televisão Sam & Cat, exibida entre os anos de 2013 e 2014. A observação dos dados mostrou que os suportes (ambos os sites investigados) implicam diferentes mudanças no modo de existência das fanfictions, visto que estes impõem características específicas ao gênero, como o maior grau de recursos multissemióticos e de interações explícitas entre os fãs-leitores no TikTok em comparação com o site direcionado às publicações desse gênero.

Palavras-chave:

Fanfiction. TikTok. Gêneros discursivos.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos