84. Ortografia: ensino e aprendizagem da pontuação e acentuação no Ensino Fundamental

Autores

  • NETO, Antonio Cilírio da Silva (UEMA)
  • SILVA, Marilene Souza da (UEMA)
  • MARQUES, Aldenice da Silva (UEMA)

Resumo

     O objetivo deste trabalho foi investigar o ensino e aprendizagem da pontuação e acentuação no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Santa Inês. O estudo da ortografia: pontuação e acentuação serviu como objeto de análise. Ademais, se questionou: “Qual a importância de se investigar o ensino e aprendizagem da pontuação e acentuação no  ensino fundamental?”. Entende-se que a pontuação não seja somente sinais, mas sentidos que realçam e valorizam as estruturas de textos. Os conceitos mobilizados neste trabalho se fundamentam nos textos de teóricos que sustentam a importância do ensino e aprendizagem da ortografia como Henriques (2021), Castilho (2012), Bechara (2007; 2010) Cunha e Cintra (2007), nesses buscou-se fundamentações para o ensino da Língua Portuguesa. Metodologicamente, segue-se a pesquisa qualitativa. As informações dessa problemática, ensino e aprendizagem de ortografia são coletadas nas pesquisas bibliográficas, ou seja, nas gramáticas pedagógicas e estudos linguísticos, como também nas pesquisas de observação sistemática. Por fim, as considerações e os resultados esperados da pesquisa estão apresentados através de análises compreensivas e interpretativas dos dados coletados e com aporte nos estudos linguísticos.

Palavras-chave:

Notações léxicas. Acentuação e pontuação. Ensino de português.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos