03. Emília no país da gramática: revisitando Monteiro Lobato no Ensino Fundamental

Autores

  • CONSTANCIO. Felipe de Andrade (UERJ)
  • SANTOS, Diogo Wosny dos (FAVENI)

Resumo

 A obra de Monteiro Lobato é constantemente revisitada, seja para atestar peculiaridades literárias, seja para explorar o contexto social brasileiro de início do século XX. Na contramão desses estudos, neste trabalho, é revisitada a obra Emília no país da gramática, em que Lobato (1988) oferece contribuições relevantes aos estudos gramaticais em território especificamente pedagógico, a saber: nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A discussão propiciada pela releitura dessa obra do domínio infantil lobatiano perpassa não só o âmbito do avanço das investigações linguísticas que a obra trouxe à esfera pedagógica, mas também a possibilidade de um trabalho eficaz com a gramática do português, compreendida em território lúdico-afetivo, uma vez que Emília no país da gramática retira, ou pelo menos busca retirar, o ensino de gramática de uma tradição pouco relacionada ao aprendizado afetivo/efetivo da língua. O método utilizado para tratar esse universo lúdico no ensino de gramática restringe-se, neste trabalho, ao percurso qualitativo (o livro infantil é explorado por meio de suas peculiaridades enquanto obra circunscrita ao século XX e, possivelmente, como obra cujas contribuições são atemporais e sugestivas em relação ao ensino de gramática atualmente). Os resultados que o trabalho traz oportunizam debates da seguinte natureza: a) Monteiro Lobato lançou luz sobre o ensino da gramática no Brasil; b) Emília no país da gramática traz consistentes contribuições ao trabalho com gramática em sala de aula. 

Palavras-chave:

Gramática. Ensino Fundamental. Monteiro Lobato.

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Publicado

26-08-2023

Edição

Seção

Artigos