03. Abordagens inovadoras para o ensino de estudantes de Medicina: uma análise de métodos ativos de aprendizagem

Autores

  • SOUZA, Ana Paula Borges de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • TORRES, Lidiane Silva (UENF)

Resumo

     As metodologias ativas na educação médica podem envolver os alunos de maneira mais participativa e prática pois são projetadas para aprimorar o aprendizado, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades práticas. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar métodos de aprendizagem ativos no ensino de estudantes de medicina, apontando seus principais resultados e traçando reflexões sobre os benefícios destas metodologias. Para realizar este estudo qualitativo, uma revisão narrativa da literatura foi realizada usando as bases de dados PubMed e SciELO com um conjunto de palavras-chave. A seleção dos estudos foi realizada de forma independente pelos autores, considerando artigos publicados em português e inglês na última década. Os resultados indicam que as metodologias ativas de aprendizagem que exigem a participação ativa dos alunos no processo educacional têm um impacto positivo nos resultados de aprendizagem e nas habilidades de pensamento crítico. A revisão destacou várias metodologias ativas que promovem o envolvimento do aluno, retenção de conhecimento e habilidades de raciocínio clínico. O sucesso dessas metodologias foi atribuído a fatores como objetivos de aprendizagem claros, facilitação eficaz e estratégias de avaliação apropriadas. Em conclusão, as metodologias ativas são ferramentas valiosas para educadores médicos que visam otimizar os resultados de aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chave:

Ensino médico. Prática reflexiva. Ensino centrado no aluno.

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Publicado

01-07-2023

Edição

Seção

Artigos