07. Letramento digital: a premência e as perspectivas no contexto da educação superior

Autores

  • SANTOS, Iraci Sartori dos (FADAF)
  • SILVA, Albina Pereira de Pinho (UNEMAT)

Resumo

     As produções científicas referentes ao letramento digital no Brasil, normalmente, destacam trabalhos realizados no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas. E nesse mesmo contexto, os relatos científicos também evidenciam práticas pedagógicas, envolvendo gêneros multimodais/digitais, que culminaram em resultados satisfatórios. Todavia, o advento das aulas remotas em 2020 evidenciou que as práticas pedagógicas no Ensino Superior também requerem ação semelhante, pois a questão do letramento digital é tão ampla que se perpetua além da Educação Básica, o que pode comprometer a formação profissional e as práticas sociais dos estudantes. Diante disso, o objetivo deste artigo consiste em discutir e refletir sobre a premência do letramento digital no Ensino Superior e expor perspectivas na promoção de eventos de letramento digital face ao advento das aulas remotas. Para tanto, expomos uma prática pedagógica voltada para o ensino de termos jurídicos, desenvolvida em uma turma do primeiro semestre do curso de Bacharel em Direito, em que utilizamos a estratégia de gamificação inclusa nas proposições de metodologia ativa. A pesquisa enquadra-se na investigação qualitativa com observação no envolvimento da turma durante a atividade e com base em relatos de oito estudantes participantes desse trabalho. Os resultados evidenciaram que as atividades geraram significativas aprendizagens e potencializaram o protagonismo estudantil. Além disso, os dados da pesquisa sinalizam que é premente engendrar práticas de inclusão/letramento digital no Ensino Superior.

Palavras-chave:

Gamificação. Letramento digital. Termos jurídicos.

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Publicado

05-05-2021

Edição

Seção

Artigos