265. Variação diatópica: uma análise a partir dos trechos das músicas de Luiz Gonzaga

Autores

  • SILVA, Raniere Nunes da (UEMASUL)
  • SANTANA, Gilberto Freire de (UEMASUL)
  • LIMA, Matheus Carvalho (UEMASUL)

Resumo

     No uso da linguagem é possível identificar traços característicos da manifestação cultural e social de uma determinada comunidade de fala. Assim sendo, a identidade linguística do sujeito inserido num grupo social é refletida, também, nas produções artísticas e culturais desenvolvidas por ele, como nas canções de Luiz Gonzaga, nas quais se observam marcas da oralidade em suas composições. Este estudo discute variação diatópica; preconceito linguístico e ensino de língua materna. Para tal, por meio de pesquisa documental foram analisadas duas obras de Luiz Gonzaga, a partir disso, são feitos os apontamentos quando há variação diatópica. Esta pesquisa assentase na abordagem qualitativa e para fundamentá-la, utilizou-se autores como Bagno (2015), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Frazão (2020),Soares (2017), inter alia. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, cabe às instituições de ensino refletir acerca da variação, a fim de que os educandos sejam capazes de perceber às diferenças linguísticas e sua relação com questões sociais, regionais e, dessa maneira, combater o preconceito linguístico em relação às variedades não padrão existentes num país multicultural e plurilinguístico como o Brasil.

Palavras-chave:

Preconceito linguístico. Variação linguística. Escola e ensino

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos