263. Uma reflexão crítica sobre a literatura de indígenas em sala de aula: o poder humanizador da literatura

Autores

  • SOARES, Ivonete Nink (UFAC)

Resumo

     No presente trabalho, pretendemos abordar a importância da realização de leituras de textos de indígenas em sala de aula, bem como o poder humanizador da literatura e a importância do acompanhamento do processo de leitura pelo docente para prestar auxílio aos alunos em suas dificuldades. O desejo ao desenvolver um trabalho com leitura deve ser sempre o de extrapolar as linhas do texto, produzir reflexão. Sendo assim, o objetivo deste estudo é provocar uma reflexão crítica em relação à realização de leituras de literaturas de indígenas em sala de aula. Tem-se ciência de que no contexto escolar ainda há muitos equívocos no que diz respeito à leitura. Há imposições, obrigatoriedades e pouco acompanhamento. Para desenvolver o estudo baseamo-nos em aportes teóricos e conhecimentos empíricos. Conclui-se que ao trabalhar com a literatura de indígenas, além de estarmos cumprindo a Lei nº 11.645/08, também estamos dando visibilidade aos textos marginalizados e, por conseguinte, provocando o humano que reside em nós, produzindo empatia e influenciando o comportamento dos leitores. P

Palavras-chave:

Humanização. Reflexão. Literatura de indígenas.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos