12. O combate da caridade contra a avareza na Psychomachia, de Prudêncio, e o protagonismo de personagens femininas
Resumo
A Psychomachia, escrita por Aurélio Prudêncio Clemente (348 – c. 410 d.C.), é um poema de mais de novecentos versos compostos em hexâmetros datílicos. A epopeia, por meio da personificação de vícios e virtudes, enfatiza a luta na alma do cristão, que busca fazer o bem e evitar o mal. Tanto na epopeia homérica como na virgiliana, os grandes heróis são do sexo masculino, sejam eles homens ou semideuses. É claro que há figuras femininas de destaque, como Helena, motivo da Guerra de Troia, Penélope, que pacientemente aguardou seu marido ou a própria Dido, personagem de destaque no livro IV da Eneida. No entanto, não podemos comparar seus papéis com o protagonismo, por exemplo, de Aquiles, Odisseu ou Eneias. No caso da Psychomachia, as personagens principais são femininas. A obra pode ser dividida em três grandes partes: prefácio, combates de vícios e virtudes e a construção de um templo. Centraremos nossas reflexões no combate da Caridade contra a Avareza, um dos seis duelos da segunda parte, que se estende do v. 454 ao 664, através de uma análise das personificações do vício e da virtude e as respectivas referências às personagens femininas da Eneida, especificamente Vênus e Lavínia, partindo da semelhança textual para adentrarmos em uma reflexão temática. Trata-se do último ciclo de combates individuais da obra, capaz de dialogar com a obra virgiliana e também com o mundo moderno, sobretudo no que tange a certas posições sociopolíticas atuais. Nosso intuito é demonstrar que, através do recurso da intertextualidade na composição das personagens, Prudêncio é inovador ao estabelecer personagens femininas como protagonistas do poema.