256. Um menino, sua amiga, um fichário... e o incentivo à leitura: experiências no ensino remoto

Autores

  • BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas (UENF)
  • PEIXOTO, Priscila de Andrade Barroso (UENF)
  • BALBI, Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa (UENF)

Resumo

     Em aulas remotas, o incentivo à leitura tem sido desafiador. O trabalho com uma obra literária, cuja leitura é prazerosa, pode ser um caminho eficaz. Assim, objetivamos abordar os aspectos literários do livro “Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás”, de Mirna Pinsky, e relatar as experiências – da contação à interpretação da estória – para motivar a leitura num período pandêmico. Com base em experiências de ensino-aprendizagem, este trabalho descreve um relato a partir de aulas com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A literatura trabalhada narra a experiência de um menino que, apesar de estar em idade escolar, não lê, mas aprende a partir de estímulos significativos. Desse modo, o professor, em aulas on-line, pode estimular a leitura e fazê-la significativa ao promover ações que são, nesse período, mais viáveis, por meio de grupos de leitura, pesquisas, ou mesmo um bate-papo com a autora, por videoconferências.

Palavras-chave:

Ensino remoto. Literatura infantojuvenil. Incentivo à leitura.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos