242. Silêncios e agressões: uma proposta de trabalho sobre a imagem negra reproduzida nas obras literárias e seus impactos na formação crítica do leitor-educando

Autores

  • AMARAL, Natália Felix (UEMS)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura na rede pública de educação e sua potência tanto na denúncia do racismo estrutural de nossa sociedade quanto na construção de um pensamento crítico a respeito das práticas naturalizadas através dos anos. Nesse sentido, busca-se analisar como personagens índices da questão podem ser apresentadas e trabalhadas em sala de aula para a criação de um processo pedagógico que além de denunciar, suscite no aluno habilidades para reconhecer tais processos em todos os campos de sua vida – desta forma a educação literária se apresenta como uma ferramenta de enfrentamento ao racismo, bem como se salienta a responsabilidade do professor em abordar tais aspectos de maneira efetiva, reconhecendo-lhes a importância na narrativa e estabelecendo relações com as dinâmicas sociais e históricas externas à obra. Para tanto serão observadas personagens negras em quem o silêncio ou o silenciamento seja ponto fundamental, serão focalizados autores já consagrados pela crítica: Machado de Assis e Clarice Lispector. Na obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” se analisará o escravo doméstico do personagem principal; já em “A paixão segundo G.H.” será focalizada a personagem Janair, empregada doméstica que desencadeia a novela.

Palavras-chave:

Racismo. Silenciamento. Imagem negra.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos