235. Ressignificação do ensino da língua materna: o ensino da normatividade gramatical a partir dos textos do livro didático do primeiro ano do Ensino Médio

Autores

  • MACHADO, Eliane Miranda (UFT)

Resumo

     Diante da instabilidade vivenciada pelo ensino da língua materna, tanto no que se refere “ao que ensinar nas aulas de língua portuguesa”, quanto no “como ensinar” é que justificou a realização desta pesquisa que busca o aprimoramento do ensino da língua materna. Esta tem como objetivo analisar as contribuições dos livros didáticos para a ressignificação do ensino da língua materna, com o ensino da normatividade gramatical (variante padrão), a partir de textos. Para sustentação teórica optou-se por Carlos Alberto Faraco (2006), (2009), Oliveira (2017); Travaglia (1996), entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, usou o método bibliográfico visando analisar as contribuições dos livros didáticos do primeiro ano do ensino médio para a ressignificação do ensino da língua, partindo da análise dos textos dispostos neste material que são categorizados em diferentes gêneros, adequados aos níveis de aprendizagem dos educandos. Encerradas as análises, foi possível constatar que várias mudanças ainda devem ocorrer no que tange ao ensino da língua materna, levando em consideração os fatores externos que influenciam no desempenho dos educandos durante as aulas, além da estrutura do material didático usado pelos alunos, como fonte de pesquisa que trazem “recortes” de textos que prejudicam os educandos na compreensão do todo.

Palavras-chave:

Livro didático. Normatividade Gramatical. Ressignificação do ensino.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos