227. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa: uma análise de dois livros didáticos à luz dos PCN

Autores

  • PIMENTEL, Letícia Guedes (UVA)
  • MOTA, Graziela Borguignon (UVA)

Resumo

     A escola possui o papel de formar cidadãos capacitados para o atual cenário de competitividade e anseio por excelência. Por isso, em 1996, o Ministério da Educação divulgou os Parâmetros Curriculares Nacionais, doravante PCN, que são diretrizes à prática escolar e pedagógica. Trata-se de um produto de estudos e experiências de muitos educadores brasileiros; portanto, contém bastantes discussões, relevantes até hoje. O presente trabalho tem como objetivo analisar dois livros didáticos do Ensino Fundamental, Singular & Plural e Tecendo Linguagens, mais especificamente do 9º ano, à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1996. Como os documentos são uma ótima referência para o ensino de Língua Portuguesa, buscou-se verificar a existência de quatro critérios nos materiais, a saber: a articulação das práticas de linguagem, a não utilização da gramática normativa como referência, a não utilização do texto como pretexto para a metalinguagem e o conhecimento do significado de análise linguística, sua realização e predominância. De acordo com os autores referenciados, é possível entender como deve ser a atuação do professor, para que sua prática nas aulas de língua portuguesa seja efetiva e produtiva. Franchi (2006), Travaglia (2008), Perini (2014), Antunes (2009; 2014), Santos (2005; 2012), Teixeira (2012) entre outros teóricos renomados, dialogam com os PCN e acrescentam aos documentos. São observadas diversas problemáticas na disciplina, como a consideração apenas de aspectos gramaticais, excluindo aspectos linguísticos e extralinguísticos. Ao final da pesquisa, porém, concluiu-se que houve uma evolução quanto à escolha do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Palavras-chave:

PCN. PNLD. Linguística Aplicada.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos