174. O letramento inclusivo da língua francesa em escolas públicas do Rio de Janeiro

Autores

  • TEIXEIRA, Suzana Darlen dos Santos Santaroni (UERJ)

Resumo

     O presente estudo tem como tema o ensino inclusivo do idioma francês na educação básica, tendo em vista a relevância do letramento consciente e crítico que considera as diferenças linguísticas, culturais, sociais e cognitivas. O objetivo é refletir sobre o atual formato do processo de letramento da língua francesa para alunos com necessidades educacionais especiais da educação básica. As ideias da investigação estão fundamentadas em análises teóricas de estudiosos, Legey (1985), Martelotta (2011), Sato (2012), Soares (2005), Vygotsky (1989), entre outros que apresentam considerações relevantes sobre língua, linguagem, letramento, educação especial, inclusão, ensino e aprendizagem. O texto está ancorado em afirmações que evidenciam a importância do conhecimento de línguas estrangeiras, da inclusão e do desenvolvimento de todos os indivíduos presentes no processo de ensino e aprendizagem a partir de questionamentos sobre a participação dos alunos com necessidades educacionais específicas, o papel da comunidade escolar e das políticas de letramento na formação de indivíduos bilíngues, além de indagações sobre a eficácia dos materiais didáticos utilizados na inclusão dos aprendizes.

Palavras-chave:

Inclusão. Letramento. Língua francesa.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos