164. O ensino das variações linguísticas em sala de aula por meio do gênero história em quadrinhos

Autores

  • DIAS, Thalitta Mascarenhas Custódio (UEMS)

Resumo

     Ter consciência da multiplicidade cultural que compõe as dinâmicas sociais permite vislumbrar a construção real e honesta da língua no contexto atual. Bagno (1999) menciona os efeitos da canonização da norma padrão como fator prejudicial à formação do aluno enquanto cidadão. Possenti (2013) ratifica o caráter heterogêneo da língua em toda a sociedade, negando a existência de uma única variedade que trate o restante das formas como meros erros, uma vez que esta é uma ferramenta viva, em constante processo de desconstrução e reconstrução. Considerando o fato de que os alunos chegam à escola com suas falas, utilizando, predominantemente, a forma coloquial – inclusive quando a transfere para a escrita, é pertinente sugerir a organização do trabalho em sala de aula em torno do funcionamento da língua enquanto prática de reflexão acerca de seu uso, de modo a ressignificar a prática pedagógica. O presente trabalho busca analisar as variações linguísticas e suas interfaces com o ensino, expandindo perspectivas acerca do seu uso por meio do gênero Histórias em Quadrinhos, com vistas a ressignificar a concepção de como os sentidos são construídos e podem emergir por meio da leitura de textos multimodais.

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos. Multiplicidade cultural. Funcionamento da língua.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos