159. Narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Resumo
Este estudo desenvolveu-se no campo da formação continuada do professor, sobretudo o de língua inglesa. Objetivou-se nesta investigação analisar as experiências formadoras dos docentes no que se refere ao exame de proficiência TOEFL e às atividades informais vivenciadas fora da sala de aula como iniciativas de autoformação. A discussão toma como elemento referencial a vivência no exterior como experiência formadora para professores de língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo as narrativas experienciais dos docentes e como corpus os relatos orais de cinco participantes de uma das edições do curso de imersão no exterior do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês (PDPI), de iniciativa da CAPES e Programa Fulbright. A leitura analítica dos dados evidenciou que a competência pragmática, desenvolvida pela experiência de usar a língua inglesa nos espaços fora da sala de aula, é o elemento que não só leva o professor a projetar, para si, as identidades de usuários da segunda língua, mas também abre espaços para experiências formadoras.