155. Makunaíma na sala de aula: os desafios do ensino de Literatura na escola indígena Índio Marajó

Autores

  • SILVA, Jeane Almeida da (UERR)
  • ARAÚJO, Maria do Socorro Melo (UERR)

Resumo

     Este trabalho buscou compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da escola indígena em Roraima, visto que esses problemas são evidentes especialmente no que tange à literatura indígena. A pesquisa teve objetivos: apresentar como se dá a abordagem do ensino de literatura no planejamento dos professores de língua portuguesa, e analisar os desafios do ensino de literatura nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio acerca da personagem Makunaíma, refletindo sobre a presença/ausência da literatura roraimense em sala de aula. O estudo está embasado principalmente em Colomer (2007), Dalvi (2013) e Bortoni-Ricardo (2008). Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa desenvolvida na Escola Estadual Indígena Índio Marajó, em Normandia-RR. Os resultados mostraram que apesar de graduados, os professores têm dificuldades de aliar teoria à prática, demonstrando a falta de meios mais apropriados, que o livro didático. Contudo, buscam contextualizar as aulas de literatura com abordagens da literatura indígena. Com este estudo, buscou-se lançar luzes sobre a questão do ensino de literatura na escola indígena.

Palavras-chave:

Ensino. Literatura. Escola Indígena.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos