114. Enquadrando o ensino de Matemática: uma relação entre números, textos e desenhos

Autores

  • DURÃES, Vanuza Camargo (UFMS)
  • MOLGORA, Larissa Beatriz (UFMS)

Resumo

     Difícil. Chata. Abstrata. Essas são algumas das palavras que escutamos ao questionar sujeitos sobre o que pensam da Matemática. Isso acaba por gerar um processo de exclusão educacional, em que esse conhecimento é visto como sendo acessível para uns poucos privilegiados que conseguem compreendê-lo. Entretanto, sendo a Matemática uma parte tão grande do cotidiano dos indivíduos, seja de forma “visível” (ao comprar coisas em um supermercado) ou “invisível” (na Matemática que permite o funcionamento das diversas tecnologias existentes), isso deveria ser algo inconcebível. Assim, buscamos discutir neste artigo o potencial das Histórias em Quadrinhos (HQs) como viabilizadoras da comunicação no Ensino de Matemática. Trazemos então aspectos como, por exemplo, a constituição das HQs como um gênero que pode conter tanto imagens/desenhos quanto texto. No contexto da Matemática, esses textos e desenhos vêm como agregadores no processo de aprendizagem, com eles caminham as leituras, interpretações e compreensão dos raciocínios quanto às soluções de problemas, entre outras atividades que podem serem propostas pelos professores de Matemática. Buscamos, desse modo, discutir neste texto uma perspectiva que favoreça o ensino e a aprendizagem da Matemática não como um conteúdo chato, desinteressante e de difícil compreensão, mas sim como um processo lógico, permeado de significações.

Palavras-chave:

Textos de/em Matemática. Leitura e Interpretação. Relação HQs e Matemática.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos