109. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais de aprendizagem: um contexto de sala de aula em período de pandemia”

Autores

  • MILITO, Christiana Ribeiro (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo teórico-prático para levantar questões concernentes à inclusão de alunos com múltiplas necessidades especiais de aprendizagem, no modelo de educação regular, durante a pandemia da COVID-19. Considera-se, assim, o contexto de aulas virtualizadas, em cenário excepcional. Após enfoque teórico-metodológico preliminar, procura-se levantar questões sobre o cotidiano escolar atípico. Serão revisitados estudiosos como Souza Santos (1997), Mônica Pereira Santos (2008), Cosson (2011), Paulo Freire (2016), Ingrid Matuoka (2019) e Thaís Paiva (2017), articulando conceitos como “práticas inclusivas”, “cidadania”, “democratização do ensino” e “universo multissocial e multicultural”. Por meio das impressões e vivências dos professores – devidamente registradas por meio de questionários – quanto às possibilidades de conduzir aulas virtuais, veremos como o discurso da inclusão escolar tem enfrentado inúmeras barreiras para que se traduza em uma prática verdadeiramente democrática, o que se aprofundou no período da pandemia. Um dos fatores a serem destacados diz respeito à importância de se formarem mediadores reflexivos e críticos, preparados para atuar em espaços híbridos, capazes de auxiliar o desenvolvimento dos diversos alunos com necessidades especiais de aprendizagem, com olhar atento, dedicado e de suporte, para a construção de uma prática autenticamente democrática da diversidade no espaço escolar.

Palavras-chave:

Inclusão. Letramento literário. Democratização do ensino.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos