67. As metodologias ativas no processo de aprendizagem: uma abordagem teórica

Autores

  • QUARTO, Lucas Capita (UENF)
  • SOUZA, Sônia Maria da Fonseca (UENF)
  • SOUZA, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de (UENF)
  • FOFANO, Clodoaldo Sanches (UENF)
  • MANHÃES, Fernanda Castro (UENF)

Resumo

     Na atual sociedade, o ambiente educacional passa a ser um espaço integrado de saberes onde a promoção de uma aprendizagem inovadora torna-se cada vez mais necessária. A prática pedagógica de utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem deve estar inserida nas atuações dos educadores para que ocorra o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, proporcionando, por meio do ato educativo, a formação de um sujeito situado no tempo e no espaço. Ou seja, os docentes precisam buscar diferentes caminhos e novas metodologias de ensino que tornem o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem. Frente a este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar as metodologias ativa de aprendizagem. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico. As metodologias ativas de ensino surgiram como uma forma de tornar o ambiente de aprendizagem mais interessante e motivador. Tais instrumentos de aprendizagem permitem que o aluno vivencie o aprendizado, tornando-o protagonista do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo maior autonomia para explorar novos conhecimentos. O engajamento dos estudantes no que diz respeito às metodologias ativas é uma condição essencial para que o aluno possa exercitar sua liberdade e autonomia.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Metodologias.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos