59. Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento

Autores

  • MOREIRA, Roniela Almeida (UEMASUL)
  • CARMO, Beatriz Santana do (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     Este estudo tem por objetivo geral analisar a variação linguística em fachadas de estabelecimentos comerciais, na cidade de Imperatriz - MA, como uma proposta de letramento. Assim, parte do seguinte questionamento: Como aliar o ensino da variação linguística às práticas de letramento? Nesse contexto, apresenta como principais teóricos: Bagno (2009), Bortoni-Ricardo (2004), Rojo (2009), Soares (2017) e Street (2014). A pesquisa se classifica como qualitativa e de abordagem bibliográfica. Para a seleção do corpus foi utilizada a ferramenta Google Maps, sendo escolhidas 4 (quatro) fachadas, que contenham algum aspecto variacionista. São várias as maneiras em que a linguagem se manifesta em sociedade, apresentá-las aos alunos é uma forma de ampliar os horizontes no que concerne às práticas de letramento. Constata-se que o letramento não é exclusivo do ambiente escolar, ele acontece nos variados contextos sociais. Portanto, as fachadas comerciais sugerem informações que são relevantes para o estudo da língua, bem como para desenvolver as habilidades de leitura e escrita.

Palavras-chave:

Ensino. Letramento. Variação linguística.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos