33. A música “Cálice” como símbolo de resistência política em um brasil marcado pela ditadura: uma análise crítico-discursiva

Autores

  • SILVA, Thiago Costa da (UVA)
  • GIESEL, Cláudia Cristina Mendes (UVA)

Resumo

     Este artigo, visando realizar uma análise crítica do discurso presente na música “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, composta durante a época da ditadura civil-militar, tem por objetivo direcionar a atenção da sociedade brasileira para o fato de que até a música, uma das mais populares formas de manifestação cultural de um povo, é capaz de veicular viés ideológico e crítica sociopolítica. Para tanto, basear-nos-emos, principalmente, nas produções de Fairclough (2016), tendo em vista o seu modelo tridimensional para análises do discurso, o conceito de poder e o de hegemonia; Van Dijk (2008), por abordar a importância de se considerar o contexto comunicacional nas análises; Foucault (1979), por tratar sobre a possibilidade de haver resistência (sociopolítica) em situações de relações desiguais de poder. O presente trabalho realizará uma identificação das relações hegemônicas estabelecidas entre os atores sociais contidos na canção e os jogos de palavras empregados para atingir o sentido pretendido pelos compositores.

Palavras-chave:

Cálice. Ditadura. Análise Crítica do Discurso.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos