23. A leitura do texto imagético nas aulas de língua portuguesa
Resumo
Propomo-nos, neste trabalho, analisar e problematizar a produção de texto escrito, oriunda das aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, a partir da leitura do texto imagético. Assim, preconizamos a prática de leitura do não verbal em sala de aula, considerando-o como a base material de sentidos e, por conseguinte, apartando-o da ideia reducionista, que o vincula como ilustração do texto verbal. Para tanto, mobilizamos a Análise de Discurso (AD) pecheuxtiana como pressuposto teórico-metodológico, para pensarmos a materialidade não verbal como objeto simbólico. Assim sendo, dada a maneira como consideramos o não verbal, tocamos a opacidade destes textos por meio de um exercício de produção textual na aula de Língua Portuguesa, em que os discentes foram demandados a elaborar uma narrativa, ancorados no texto imagético. Em nossa análise, dada a heterogeneidade constitutiva da linguagem não verbal, pudemos entrever a inscrição de diferentes discursividades produzidas pelos discentes. Compreendemos que mobilizar a AD nas aulas de língua portuguesa é dar um novo tratamento para o texto imagético.