02. A influência da oralidade sobre a escrita de redações argumentativas de alunos na última fase do Ensino Fundamental

Autores

  • SANTA BARBARA, Marcos de Jesus (FFP-UERJ)
  • BOTELHO, José Mario (FFP-UERJ)

Resumo

     O presente artigo se refere a um estudo da influência da oralidade sobre a escrita em textos argumentativos escolares de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é apresentar uma alternativa para o ensino tradicional, ressaltando a importância da proposta sociointeracionista. Para isso, procurou-se introduzir diacronicamente o assunto. Depois, buscou-se definir linguagem, língua, oralidade, escrita, norma culta e letramento, com base em autores como Botelho (2012), Benfica (2003), Bezerra (2002), Soares (1997), Koch (2018; 1981) e Sandes e Sene (2018), entre outros. Foram analisados textos escritos pelos alunos em sala de aula, feitos após debates sobre o assunto. Deles, foram destacadas partes nas quais identificamos as marcas da oralidade encontradas. Privilegiou-se o uso de gêneros textuais argumentativos de grande circulação na nossa sociedade como a Carta Aberta e o Editorial, para que o aluno pudesse usá-los em sua realidade como, por exemplo, publicações no jornal do grêmio ou no facebook da escola. Como proposta de intervenção, utilizou-se a retextualização, pois se entende ser a melhor maneira para o aluno fazer as adaptações necessárias a cada modalidade. Com os resultados obtidos, percebeu-se mais participação dos alunos nas aulas e maior interesse deles em valorizar o uso que faz da oralidade.

Palavras-chave:

Linguagem. Retextualização. Escrita e Oralidade.

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Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos