42. O efeito de verdade em formações discursivas no twitter: uma análise dos sentidos sobre a “Balbúrdia” das universidades públicas brasileira

Autores

  • CONSOLARO, Valesca Soares (UFMS)

Resumo

     Levando em consideração o contexto histórico marcado por duas formações discursivas (FOUCAULT, 2008) sobre o corte/contingenciamento dos recursos voltados para as universidades públicas brasileiras, em 2019, e a repercussão de uma fala do ministro da educação sobre os campi serem locais de “balbúrdia”, busco, por meio deste trabalho, analisar como se movimentam os sentidos a respeito do termo “balbúrdia” no Twitter. Para tanto, olho de que forma a memória metálica (ORLANDI, 2006) e o algoritmo da rede nos fornecem informações sobre o assunto e como os significados se transformam conforme a interação dos sujeitos ordinários (SILVEIRA, 2016). Realizo a análise a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, utilizando um método arqueogenealógico (ARAÚJO, 2008) foucaultiano – o que permitiu um olhar sobre as práticas não discursivas, intrínsecas aos embates dos sujeitos envolvidos. Com base em um gesto de interpretação (ORLANDI, 1999), é possível ver que os sentidos sobre “balbúrdia” assumiram, em primeiro momento, a dimensão de efeitos de verdade (FOUCAULT, 1979), mas ganharam outra dimensão em 2020, conforme o engajamento dos sujeitos posicionados politicamente, passando de um termo pejorativo para uma palavra de apropriação da militância acadêmica, em defesa da validade de suas produções dentro das instituições de ensino superior.

Palavras-chave:

Twitter. Análise do Discurso. Memória metálica.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos