32. Leitura mediada com aluno especial

Autores

  • OLIVEIRA, Carmem Cesarina Braga de (UFAC)
  • SOUZA, Karina da Silva (UFAC)
  • SANTOS, Tatiane Castro dos (UFAC)

Resumo

     O presente trabalho objetiva mostrar a importância da leitura mediada na construção do significado do texto. Inicialmente, resgatamos o valor da leitura, que constitui um mecanismo relevante na aquisição do conhecimento. Ela se efetiva por meio de diversos procedimentos que, mobilizados, estruturam as bases para a produção de sentidos e, consequentemente, a leitura em si, visto que somente se concretiza quando acontece a compreensão. De outra parte, entende-se por leitura mediada, aquela que acontece com a colaboração de um parceiro mais experiente, no caso, o professor, que se interpõe entre o leitor e o texto, para facilitar o entendimento do que é lido, buscando garantir clareza e fluidez nessa atividade. A mediação estabelece pontes, pois constitui uma prática de aproximação do indivíduo com o texto, levando à leitura, despertando os sentidos, ativando a curiosidade. Mediar esse processo envolve proporcionar ambientação para que o leitor possa atuar, analisar, relacionar, compreender e ampliar seus conhecimentos. A experiência enunciada destaca o trabalho realizado com um aluno especial, adulto, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica, uma variedade que afeta comumente a motricidade da pessoa, mas que também interfere, em alguns casos, na aprendizagem, provocando diferentes graus de deficiência intelectual: de leve à grave, de acordo com a área e extensão do cérebro acometida. Problemas como dificuldades visuais e transtornos de aprendizagem são alguns sinais dessa deficiência intelectual, causada pela paralisia cerebral. No caso do aluno com quem o estudo foi efetuado, optamos por adotar o nome fictício de Guilherme para identificá-lo e partilhar a experiência vivenciada. Ele não teve lesões que comprometessem seu desenvolvimento intelectual radicalmente, no entanto, enfrenta dificuldades em seus movimentos. Não obstante suas limitações físicas, as mais afetadas em seu quadro clínico, consegue manter certa independência, apesar dos desafios que enfrenta, cotidianamente.

Palavras-chave:

Leitura. Mediação. Aluno Especial.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos