37. Mass media, mídias digitais, ensino e letramento digital: um percurso do livro ao smartphone

Autores

  • PEREIRA, Débora Oliveira Mota Leal (UNEB)
  • BARBA, Valquíria Claudete Machado (UNEB)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as principais interferências que os meios de comunicação de massa – mass media – provocaram no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que se refere à formação docente frente a um cenário de intensas transformações. Para tanto, realizou-se uma breve revisão de literatura, que se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório. O embasamento teórico do presente estudo se alicerçará no escopo da educação e da comunicação, segundo a perspectiva crítico-reflexiva, baseada nos estudos de Marcos Carlón (2013), Henrry Jenkis (2002), Jean Burgess e Joshua Green (2012), dentre outros. Buscar-se-á também aporte teórico para o estudo de teorias e métodos de ensino, a partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em Levy (2008), Leffa (1998; 2001; 2006), Sibila (2012) e outros. Resultados: a inserção dos mass media e das mídias digitais no contexto da sala de aula configura a cultura da convergência na esfera pedagógica, envolvendo educando e educadores no processo de adaptação e confluências de saberes e técnicas para uma prática pedagógica mais eficiente. Conclusões: não adianta resistir à cultura da participação, pois esse é o percurso por que sujeitos sociais, logo, pedagógicos devem se valer para sua formação e atuação em sociedade; o letramento digital é o meio de capacitação e qualificação mais acessível à inclusão digital desses sujeitos em uma cultura da convergência.

Palavras-chave:

Ensino. Letramento digital. Formação Continuada Docente.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos