28. Hipertexto como um modelo de leitura criativa no aprendizado de LE

Autores

  • PINHEIRO, Maria Talita Rabelo (UNEB)
  • ARAÚJO, Nerivaldo Alves (UNEB)

Resumo

     O objetivo do trabalho é apresentar um modelo criativo de aprendizagem na influência da leitura de uma língua estrangeira, através da leitura e construção de um hipertexto, na formação de leitores investigativos e autônomos. No decorrer do artigo, com um aporte qualitativo, utilizando as pesquisas bibliográfica e documental será mostrado o quanto o hipertexto e a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos, com foco em LE, dando o aporte de como se ler e se direcionar por um hipertexto, já que, quanto mais ativamente uma pessoa participar de um processo de aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender, pois essa leitura hipertextual permitirá ao estudante construir de forma personalizada as sequências de material de pesquisa. Através de um aporte teórico baseado em pesquisas de autores como Pierre Lévy, Lucia Santaella, Paulo Freire dentre outros, pode-se defender a ideia de que o aluno constrói o seu conhecimento pela liberdade de leitura que o hipertexto vai proporcionar com o seu caráter não linear e as suas várias mídias facilitadoras de aprendizado, fazendo com que eles conseguiram captar a essência da quebra da hierarquia de um texto, tornaram-se autônomos e investigativos. O professor deve em seu planejamento instigar essa leitura autônoma, pois ele ainda é o motivador de seus alunos, e a leitura e o incentivo à criação de hipertextos auxiliam muitos profissionais, que querem informar e despertar ao mesmo tempo a curiosidade e a incentivar a iniciativa por parte do aluno.

Palavras-chave:

Hipertexto. Leitura. Aluno autônomo.

Downloads

Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos