08. A linguística de corpus nas aulas de inglês para o Ensino Médio: uma análise da língua via padrões-léxico-gramaticais

Autores

  • GUEDES, Annallena de Souza (IFBA e UFMG)

Resumo

     O Inglês consiste em uma língua de extrema importância na disseminação do conhecimento acadêmico-científico, considerando o número de publicações nessa língua que circulam por todo o mundo. A nosso ver, no Ensino Médio, os estudantes, ao produzirem textos escritos em inglês, muitas vezes, cometem desvios colocacionais por conta da não familiaridade com as colocações e da falta de compreensão acerca das combinações fraseológicas que perfazem os padrões léxico-gramaticais da língua. Desse modo, os estudantes acabam tendo uma visão da língua de forma fragmentada e isolada, como se cada palavra pudesse ser usada randomicamente. Nesse sentido, a Linguística de Corpus, como disciplina empírica, atua de modo potencial no auxílio do ensino dos padrões léxico-gramaticais, na medida em que permite a identificação e análise desses padrões via plataformas digitais, onde é possível encontrar uma compilação de grandes quantidades de dados eletrônicos, de falantes nativos da língua, em diversos gêneros textuais. A partir da análise contrastiva entre dados encontrados em textos de estudantes brasileiros e textos de falantes nativos de Inglês é possível descrever e analisar a interlíngua dos estudantes de Ensino Médio e, assim, ser possível elaborar materiais de ensino mais condizentes com suas demandas acadêmicas.

Palavras-chave:

Inglês. Linguística de Corpus. Análise de padrões léxico-gramaticais.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos