18. Literatura-lúdico-educacional-infantil: uma simbiose para uma pedagogia da imaginação, do brincar e da consolidação do ato de ler

Autores

  • OLIVA, Jaqueline (FNSL)
  • SANTANA, Elissandro dos Santos (FNSL)
  • OLIVEIRA, Ana Joaquina Amaral de (FNSL)
  • LIU, Vera Lúcia Martins (FNSL)

Resumo

     A pesquisa em questão se sustentou em bases teóricas multirreferenciais, haja vista que atravessa, pelo menos, três áreas: a literatura infantil, a ludicidade e a educação infantil, com recorte específico na investigação em torno da simbiose desses ramos do conhecimento para uma pedagogia da imaginação, do brincar e formação crítica do leitor. Para a elaboração da investigação científica, partiu-se de reflexões sobre a tríade literatura-lúdico-educação, optando-se por uma pesquisa bibliográfica de caráter revisional, haja vista que a arte em torno do objeto, todavia, não se esgotou no campo teórico, portanto, havendo espaço para muitas reflexões e análises empírico--teóricas. O trabalho está dividido em cinco partes: “Introito e apresentação da pesquias”; “A educação infantil e o lúdico a partir da legislação educacional brasileira”; “Dando asas à imaginação e à construção do simbólico a partir da literatura e do lúdico em sala de aula”; “Algumas das contribuições da simbiose entre a literatura infantil e o lúdico na educação infantil e, por último, “Intento de considerações finais”. A conclusão é a de que, se a simbiose ocorre de forma consciente, estruturada e bem planejada, o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula possibilita uma pedagogia da imaginação e do brincar que viabiliza a formação de uma cultura sólida de leitura.

Palavras-chave:

Ludicidade. Educação infantil. Literatura infantil.

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Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos