17. Letramento crítico nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma discussão necessária no contexto do Ensino Médio

Autores

  • MANOEL, Bianca Corrêa Lessa (UNIGRANRIO)
  • VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa (UNIGRANRIO)

Resumo

     No contexto educacional brasileiro, muito se tem discutido acerca da dificuldade que os jovens apresentam em relação à aquisição e ao desenvolvimento de competências relacionadas à leitura e escrita e sua aplicação em práticas sociais significativas; sendo ponto comum no discurso dos professores a dificuldade que os jovens apresentam para a compreensão e produção de textos e sobre o desenvolvimento insatisfatório de competências linguísticas essenciais que deveriam estar consolidadas ao final do ensino médio. Estas questões também podem ser evidenciadas a partir da análise dos resultados de avaliações diagnósticas de larga escala institucionalizadas no país nos últimos anos, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que vêm demonstrando, mesmo que de forma parcial, a fragilidade desses jovens em relação ao desenvolvimento da competência leitora, visto que buscam avaliar, além dos conhecimentos escolares, a capacidade de reflexão crítica dos estudantes sobre outros assuntos relevantes para a sua inserção e participação efetiva na sociedade, enfocando o desenvolvimento de competências que vão além do contexto escolar. Considerando que os livros didáticos constituem-se como o principal instrumento de apoio ao trabalho do professor na atualidade e estão presentes em praticamente todas as escolas brasileiras, bem como considerando a importância do desenvolvimento do letramento crítico no contexto do ensino médio, é que este artigo se propõe a discutir, a partir da análise de uma das coleções mais adotadas no país no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD (2018/2020), se as atividades propostas abordam temáticas atuais e propiciam o desenvolvimento do letramento crítico.

Palavras-chave:

Letramento crítico. Livros didáticos. Leitura e escrita.

Downloads

Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos