237. Visibilidade versus estigmatização das práticas de escrita de surdos em comentários do youtube

Autores

  • MENDES, Ana Paula Saffe (UFMS)
  • OLIVEIRA, Adalgisa Aparecida de (UFMS)
  • SANTOS, Elaine de Moraes (UFMS)

Resumo

     Diante da democratização da internet e, com ela, a variedade de espaços discursivos de interação/inserção de sujeitos nas redes sociais, pessoas surdas têm aumentado sua participação pela grande quantidade de textos gestovisuais em circulação e pela liberdade que as interfaces on-line oferecem à sua manifestação de opinião, sobretudo em uma sociedade letrada na língua portuguesa. Em contrapartida, os surdos, cujo idioma materno é a LIBRAS, são frequentemente estigmatizados ao visibilizar suas práticas escritas nas mídias sociais digitais, ficando à mercê da fronteira: visibilidade versus discriminação. Cientes desse processo, este exercício analítico tem por objetivo promover um gesto de interpretação dos comentários produzidos no canal Danrley Oliveira, disponível na plataforma do Youtube, a partir da postagem do vídeo “Surdo escreve tudo errado?! Por quê?” Para tanto, adotamos a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de orientação francesa, em diálogo com estudos direcionados à compreensão da surdez. Enquanto recorte que articula as conclusões de um estudo de iniciação científica e o objeto das reflexões parciais de uma dissertação de mestrado em andamento, a justificativa da proposta reside na emergente necessidade de desconstrução de discursos estabilizados acerca dos recursos textuais mobilizados por indivíduos gestovisuais. Da análise das sequências enunciativas regulares (FOUCAULT, 2010a) no corpus selecionado, os resultados explicitam a urgência de se fomentar políticas linguísticas de desmistificação das práticas de escrita do sujeito surdo dentro e fora da rede, tanto quanto de possibilitar a real integração entre usuários das duas línguas oficiais do Brasil.

Palavras-chave:

Surdo. Língua portuguesa. Práticas de escrita.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos