231. Utilização da história em quadrinhos como uso pedagógico no processo de alfabetização e formação do leitor

Autores

  • REIS, Josélia Pedrosa dos (FACSUL)
  • PEIXOTO, Patrícia Rodrigues (FACSUL)
  • SILVA, Thaynara Martins (FACSUL)
  • MONTEIRO, Tabitha Molina (FACSUL)

Resumo

     O universo das imagens tornou-se um fascínio aos olhos, sendo uma das primeiras ferramentas de comunicação dos Homens. As histórias em quadrinhos nascem não só com o propósito de entreter, mas dialogar com várias áreas de conhecimento. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar como a história em quadrinhos contribui para o processo de alfabetização e formação do leitor. Em relação aos objetivos específicos buscou-se caracterizar a história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula; discutir esse gênero textual como fomentador no processo de alfabetização; e por fim identificar os benefícios da história em quadrinhos como formação de leitores. Para metodologia de pesquisa embasou-se em dois métodos de investigação, utilizando abordagem qualitativa do tipo descritiva e de campo. Para o referencial teórico elencou os autores como Ferreiro (1988), Soares (2001), Vergueiro (2010), Pereira (2010), Silva (1995) e demais obras atinentes ao tema, como dissertações, monografias, artigos e a legislação vigente, como os Parâmetros Curriculares (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das análises conclui-se que, perante os objetivos levantados, conseguiu-se obter ótimos resultados sobre a eficácia das histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e formação do leitor, sendo um importante recurso em sala de aula, sempre auxiliando em diversas disciplinas.

Palavras-chave:

Uso pedagógico. Formação do leitor. Histórias em quadrinhos.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos