03. A sala de aula invertida como experiência (estratégia) para compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • QUERIDO, Adriana Nascimento (CPII)
  • MARTINS, Aira Suzana Ribeiro (CPII)

Resumo

     Este texto discute a importância das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente da sala de aula invertida. Essa metodologia permite que o aluno tenha conhecimento dos conteúdos que serão abordados com antecedência às aulas presenciais ou remotas, apresentando, no encontro com o grupo, questionamentos, dúvidas e, ainda, sugestões de novas possibilidades de atividades após o acesso aos textos e aos vídeos relativos à aula. Será apresentado, também, o relato de um projeto de leitura desenvolvido em turmas de Ensino Médio regular, em que se indagou, inicialmente, se a utilização desse método poderia auxiliar os alunos nas práticas de leitura como fonte de conhecimento e de interação com os textos lidos. Objetivou-se desenvolver a compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa e analisar os resultados que mostraram a utilização das redes sociais pelos estudantes como forma de estudo. Concluiu-se que os alunos ressignificaram as experiências com o uso da tecnologia na aprendizagem, aumentando a sua autonomia e o seu engajamento nas aulas.  Os resultados sugeriram, ainda, impactos positivos em todo o contexto escolar.

Palavras-chave:

Compreensão leitora. Metodologias ativas. Sala de aula invertida.

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Publicado

15-08-2021

Edição

Seção

Artigos