179. Os nomes de lugares nas provas do Enem: reflexões sobre oponomástica e ensino

Autores

  • REIS, Anna Inez Alexandre (UFT)
  • ANDRADE, Karylleila dos Santos (UFT)

Resumo

     A Toponomástica é a disciplina científica que estuda os nomes de lugares e os designativos geográficos. O estudo dessa área, com foco no ensino, possui um caráter inovador e propicia a integração de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar de que forma os nomes de lugares estão apresentados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio para fins de verificação se a eles estão vinculadas informações de cunho toponomástico. Além disso, foi realizado um estudo nos documentos oficiais que regem o Ensino Médio para embasar a descrição e a análise dos dados. Para a coleta de dados, foram feitas pesquisas bibliográfica e documental. As fontes documentais são as provas do Enem, aplicadas entre 2009 e 2016. As fontes bibliográficas são as publicações já produzidas sobre o tema em estudo e os seguintes documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Nas 63 questões catalogadas nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, os topônimos identificados são apresentados como locativos. Apenas uma das questões apresenta um nome de lugar acompanhado de informação sobre a sua etimologia e o seu significado. Com o estudo dos documentos oficiais, verificou-se que eles indicam uma vertente de trabalho interdisciplinar e destacam competências e habilidades para serem desenvolvidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, de História e de Geografia.

Palavras-chave:

Enem. Ensino. Interdisciplinaridade.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos