178. Os letramentos autônomo e ideológico e a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa

Autores

  • SILVA, Denyse Mota da (UFT)
  • PINHO, Maria José de (UFT)

Resumo

     Vinculada à Tese de doutorado “Práticas de letramento em língua portuguesa: perspectivas de criatividade no Ensino Fundamental”, esta comunicação apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Colégio Adventista de Araguaína, Tocantins nas classes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar na prática pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa, aspectos dos Letramentos Autônomo e Ideológico. Os procedimentos metodológicos agregam complexidade e pesquisa interdisciplinar (VASCONCELOS, 2008) e do Estudo de Caso (MARTUCCI, 2001). Considerando o Letramento como uma prática social, o corpus se materializa a partir das teorias do Letramento (KLEIMAN, 2003; 2006; STREET, 2007, 2010; SOUSA, 2013; 2017; BARTON, 1998; HEATH, 1982; ROJO, 2009). Novos Estudos do Letramento (STREET, 2012; 2014, 20) e aplicação de questionários. Os resultados identificam que a prática pedagógica da Professora se efetiva em momentos que intercalam os modelos Ideológico e Autônomo do Letramento. O Letramento Autônomo se apresenta quando a Professora utiliza material didático determinado pela Escola sem que ela possa interferir.

Palavras-chave:

Letramento. Língua portuguesa. Prática social.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos