158. O ensino de Português como língua de acolhimento em um contexto de imigração

Autores

  • SÁ, Maiane Machado (UFRR)
  • CAMILO, Vanessa Ferreira (UFRR)

Resumo

     Ensinar PLE (Português Língua Estrangeira) assim como outras línguas não é fácil, visto que há ainda muitas questões que precisam ser analisadas e solucionadas nessa modalidade de ensino. O ensino de português como língua de acolhimento – PLAC é ainda uma função que requer um pouco mais de atenção e empenho. Ensinar e aprender uma nova língua em um contexto de imigração que é o cenário atual em Roraima, exige muito dos dois lados, pois para o professor é essencial que ele tenha um olhar diferenciado para o ensino nesse contexto. Essa pesquisa visa mostrar as experiências obtidas durante o ensino de PLAC na UFRR, com alunos venezuelanos. A importância dessa investigação no âmbito particular do português para fins específicos é devidoàs necessidades profissionais de um público adulto, nesse contexto, o público venezuelano, que visa aprender a LP unicamente para solucionar questões. Durante as aulas, as atividades desenvolvidas em sala foram baseadas principalmente na abordagem comunicativa para promover a interação entre os alunos e facilitar a aprendizagem da LP (MOROSOV; MARTINEZ, 2008; NOVAES, 1992). As principais atividades desenvolvidas eram em grupo e em dupla com dinâmicas, aulas diversificadas, pois de acordo com Almeida Filho (2007); Leffa (1988), o professor deve utilizar maneiras que facilitem o aprendizado do aluno, ou seja, a aprendizagem deve estar focada na comunicação e não na estrutura da língua (ALMEIDA FILHO, 2008).

Palavras-chave:

Ensino. PLAC. Abordagem comunicativa.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos