137. Métodos de alfabetização no Brasil: uma perspectiva histórica

Autores

  • MONTEIRO, Rysian Lohse (UENF)
  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • SOUZA, Tatiane Almeida de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O objetivo desse trabalho é traçar um panorama histórico sobre os métodos de alfabetização no Brasil. Até a década de 1960 temos a predominância dos métodos conhecidos como tradicionais, chamados de sintéticos e analíticos. Nessa época, foram criadas as cartilhas, amplamente utilizadas por muitos anos. Em meados da década de 1980 com a divulgação da teoria da Psicogênese da língua escrita, houve o questionamento da necessidade de se associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a escrever. Atualmente, em decorrência dos reiterados índices indicadores do fracasso da alfabetização no Brasil vivemos um período em que discute a necessidade da organização do trabalho docente e a sistematização do ensino para alfabetizar letrando, ao mesmo tempo em que surgem propostas de retomada do método fônico. Todas essas fases serão discutidas nesse trabalho, destacando a importância de se conhecer a história dos métodos de alfabetização, para que o professor possa identificar permanências e princípios norteadores que vão ajudá-lo a alfabetizar. Embasam teoricamente esse trabalho autores como Soares (2009); Kleiman (2005); Rojo (2009), entre outros.

Palavras-chave:

Formação de professores. História da alfabetização. Métodos de alfabetização.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos